Paulo Rangel é Uma besta

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A visão do líder parlamentar do PSD sobre os direitos dos animais.

Paulo Rangel defendeu, entre outras coisas, que não faz sentido haver um Dia do Cão ou um Dia dos Animais, argumentando que “um cão nunca deixa de ser um cão”. “Trocaria a vida do meu cão pela vida de qualquer pessoa em qualquer lado do mundo, mesmo não a conhecendo. Uma pessoa vale sempre mais do que um animal”, lê-se na entrevista.

Por outro lado, o líder parlamentar explica que considera que “os animais merecem protecção mas não são titulares de direitos” pois quem tem obrigação de os tratar bem é o ser humano. “Para mim essa é uma concepção errada [a de que os animais devem ter direitos]. Acho que só as pessoas devem ser titulares de direitos”. “Os animais [também sofrem], mas não sofrem como nós”.

O deputado afirmou, ainda, que algumas tradições como a caça ou as touradas “com determinadas características e determinados limites” são toleráveis por fazerem parte da cultura, bem como o uso de animais no fabrico de vestuário, desde que não estejam em perigo de extinção.

Como eu gostava de ver alguém lhe arrancar a pele, seu anormal e andamos nós a eleger estas bestas.

Cão arrisca vida para salvar ninhada de gatos de incêndio

segunda-feira, 27 de outubro de 2008


Um pequeno cão arraçado de Terrier chamado Leo arriscou a vida para proteger quatro gatos recém-nascidos durante um incêndio doméstico em Melbourne, na Austrália.
A família que residia na casa onde deflagrou o fogo conseguiu escapar a tempo, mas Leo e os gatos ficaram no interior da habitação em chamas.
Segundo os bombeiros, o cão recusou-se a abandonar a casa, tendo sido encontrado a guardar os gatos, que se encontravam dentro de uma caixa de cartão num dos quartos, noticiou a agência Reuters.
A bravura de Leo ia-lhe contudo custando a vida - desfaleceu devido ao fumo e ao calor -, mas os bombeiros conseguiram reanimá-lo com oxigénio e massagem cardíaca.
Os quatro gatos também tiveram de ser reanimados e, tal como Leo, encontram-se bem de saúde.

"Animal" reúne hoje com Presidente da República

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"Animal" reúne hoje com Presidente da República para entregar petição com 18 mil assinaturas .

Documento pede novo Código de Protecção dos Animais

A Associação "Animal" vai entregar hoje, às 12h00, uma petição com 18 mil assinaturas ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Um documento que, na opinião da organização, “é a mais forte reclamação alguma vez dirigida ao legislador português” e que reclama “um Código de Protecção dos Animais Moderno, Eficaz, Progressista e Justo”.

Não é de agora o desejo de ver a lei mudar no que diz respeito aos direitos dos animais em Portugal. Há um ano atrás, a associação apresentou o “Manifesto Animal” aos seis grupos parlamentares, uma proposta orientadora para a redacção de um futuro código nesta área.

Apesar de no Parlamento o tema ainda não “ter vindo à baila”, a "Animal" não baixou os braços e começou a recolher assinaturas, 18 mil até ao momento. Além disso, no site da campanha foram sendo recolhidos mais apoios às reclamações e enviados mais de dez mil emails ao presidente da Assembleia da República a pedir que o tema se discuta e que haja uma alteração da lei actual.

Hoje, a organização vai reunir-se com Cavaco Silva para apresentar essas reclamações e conseguir o seu apoio para que no Parlamento seja aberto o debate sobre esta questão.

Para Miguel Coutinho, presidente da "Animal", este “é o tempo da mudança (...) é tempo de os grupos parlamentares e de os deputados passarem à acção legislativa efectiva neste domínio”.

23.10.2008 - 07h30 PÚBLICO, Inês Subtil

mais campanhas Peta

segunda-feira, 20 de outubro de 2008



Menino causa matança num Zoo

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Quem devia estar dentro das jaulas?

Um garoto de 7 anos invadiu um zoológico na Austrália, matou diversos animais para alimentar um crocodilo durante uma conturbada série de matanças capturada pelas câmeras de segurança do zôo.
Durante 35 minutos, o menino matou brutalmente pelo menos 13 animais no centro de répteis da cidade australiana de Alice Springs. Em um dos casos, ele bateu em um lagarto diversas vezes com uma pedra até o animal não resistir mais.
Além disso, o garoto ainda alimentou um crocodilo com diversos animais vivos que jogava na jaula do réptil de 3 metros, chamado Terry.
As imagens do circuito interno de televisão do centro mostram o garoto sorrindo enquanto assistia ao crocodilo atacar um lagarto de língua azul.
Apesar de ter sido levado à polícia, o menino não pode ser preso pois é menor de idade. Mas o diretor do centro, Rex Neindorf, quer processar os pais do garoto, que, segundo ele, deveriam estar controlando o filho naquele momento.