Rodeio Brasileiro em Portugal

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Como se não houvesse já suficiente crueldade para com os animais em Portugal, há quem esteja empenhado em importar os rodeios para o nosso país. A mais escandalosa de entre todas as tentativas para introduzir este espectáculo bárbaro em Portugal é o “1.º Rodeio Europa”, um rodeio de 4 dias previsto para 18 a 21 de Setembro no Queimódromo do Parque da Cidade do Porto. Trata-se de um mega-rodeio organizado pela "BB Produções" com animais vindos do Brasil. O mais chocante nesta situação é que este rodeio é apoiado pela Câmara Municipal do Porto e pela Porto Lazer, uma empresa municipal. Isto significa que o dinheiro dos nossos impostos está a ser utilizado para a realização deste espectáculo abjecto: para proveito daqueles que retiram prazer da violência gratuita sobre vítimas indefesas e para encher os bolsos dos organizadores.

A maioria das pessoas pensa que o comportamento que os animais demonstram nos rodeios (nomeadamente, saltarem como "loucos") é o seu comportamento natural, mas tal não podia estar mais longe da verdade. Os animais utilizados nos rodeios não são animais selvagens, são animais criados em cativeiro, que se comportam como qualquer outro cavalo ou boi de cativeiro.

A essência do rodeio consiste em fazer o animal ter um comportamento aparentemente selvagem de modo a dificultar a montada, e isso consegue-se de uma só forma apenas: aplicando violência física extrema e levando os animais a uma situação de terror psicológico. Claro que os organizadores e participantes defendem que os animais são "bem tratados" nos rodeios, mas isso não pode merecer mais crédito do que o marido que espanca a esposa e vem depois afirmar que a "trata bem".

Algumas das pessoas que já protestaram educadamente por correio electrónico junto dos patrocinadores deste evento receberam ameaças por parte do "presidente" da BB Produções, o Sr. César Borba, o qual pretende impor a lei do silêncio através da intimidação. Tal não é de espantar, pois as pessoas ligadas ao meio dos rodeios são normalmente pessoas violentas que apenas entendem a linguagem da violência. Mas convém que percebam que Portugal não é o faroeste; é um Estado de direito democrático.

Em Portugal, há leis que, por acaso, até proíbem os rodeios brasileiros, os quais se enquadram claramente na proibição legal estabelecida no número 1 do artigo 1.º da Lei n.º 92/95 (com as alterações introduzida pela Lei 19/2002):
«são proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel ou prolongado ou graves lesões a um animal».

Entidades oficiais que apoiam este rodeio:

Câmara Municipal do Porto

E-mail: geral@cm-porto.ptE-mail: gabinete.municipe@cm-porto.pt


Porto Lazer (Empresa Municipal)

E-mail: geral@portolazer.ptE-mail: pedromendes@portolazer.pt (Responsável pelo Queimódromo)


Patrocinadores:

Cimpomóvel/Suzuki

E-mail: cimpomovelvl@cvl.ptE-mail: suzuki@cvl.pt

REMAX

Formulário: www.remax.pt/Contact.aspx
E-mail da agência que vende bilhetes: boanova@remax.pt

Campinanda
E-mail: geral@campinanda.pt

Body Concept - Centros de Estética e Bem Estar Lda
Email: franchising@bodyconcept.ptE-mail: geral@bodyconcept.pt


Mais informações em http://www.pelosanimais.org.pt/blogue/rodeio_nao_obrigado


1 Patinhas:

Anónimo disse...

Esse rodeio foi um fracasso e teve como assunto principal as dívidas deixadas pelo Sr. Cesar Borba e Janaina Pereira.Visitem o Orkut e saibam mais sôbre o assunto.