Vamos Ajudar?

sexta-feira, 13 de junho de 2008


Data: 13-06-2008 (Diário de Notícias)
SPAD promove campanha para esterilizar cães e gatos
SPAD está também a perdoar dívidas dos sócios para que estes regressem


A Sociedade Protectora dos Animais Domésticos do Funchal (SPAD) está a organizar uma campanha de esterilização gratuita, a longo prazo, de animais vadios e de animais com donos de baixos recursos. A informação consta do novo blogue daquela instituição (http://spadfnc.blogspot.com).
Para o efeito, foi aberta uma conta bancária própria, e todo o dinheiro que lá for depositado reverterá a favor das esterilizações gratuitas que a SPAD se propõe fazer.
Todas as pessoas que possuam animais que não estejam esterilizados e que não tenham meios monetários para o fazer, poderão, após a apresentação de uma prova dos rendimentos, inscrever-se na SPAD, ficando assim em lista de espera.
Paralelamente, a SPAD vai recolher, sempre que o saldo da conta o permitir, animais abandonados para esterilização, devolvendo-os posteriormente à rua e à liberdade.
Com este projecto, a SPAD espera diminuir o número de animais abandonados, tanto ao nível dos adultos como das ninhadas. Será depois estipulada uma data para comunicar publicamente o número de esterilizações e o montante gasto.
O apoio de todos
Para que este projecto seja, contudo, viável a instituição necessita do apoio de toda a população, incluindo empresas e Governo Regional.
Após fazer prova do depósito bancário na conta, quem assim o desejar, receberá o respectivo recibo do donativo para efeitos fiscais.
A conta disponível para este projecto tem o NIB nº 0007000 000265988939 23 - BES. No blogue pode ler-se que "este é um projecto de sonho, que precisa da ajuda de todos.
Paralelamente, a SPAD está também a dar uma hipótese a todos os sócios com quotas em atraso de voltarem para a SPAD. Para isso, vai "perdoar" todas as quotas em atraso de anos anteriores ficando só em pagamento a quota referente ao ano 2007 e ao ano corrente, 2008.

Vetfunchal operou 139 fêmeas no Porto Santo
A 5ª Campanha de Controlo da Reprodução gratuita no Porto Santo, que decorreu entre 7 e 10 de Junho, realizou um total de 139 cirurgias de esterilização em 68 cadelas e 71 gatas, apurou o DIÁRIO junto do médico veterinário Eduardo Teixeira, da clínica Vetfunchal, que organizou a iniciativa com o apoio da protectora alemã 'Anima Hilfe fur Tiere e. V. A campanha envolveu uma grande manobra de logística, dado que foi preciso deslocar todos os meios materiais e humanos necessários ao funcionamento de um hospital veterinário. A iniciativa contou "com uma grande aceitação e apreço por parte da população, que apresentou não só os seus próprios animais como também animais recolhidos na via pública", referiu Eduardo Teixeira. Desde 1999 já foram realizadas no Porto Santo 263 esterilizações em cadelas e 270 em gatas. "Com estas acções manifesta-se a continua vontade de implementar a protecção e o bem-estar dos animais, da saúde pública e do ambiente", justificou.
Raquel Gonçalves e R. C.